O Ensino Fundamental I corresponde às turmas do 1º ao 5º ano . No Metodista, o trabalho no Ensino Fundamental I é bastante individualizado, respeita o histórico e o tempo do aluno, sem perder o encanto da infância. O desenvolvimento da escrita e da leitura, a aquisição de diferentes competências e o preparo para a próxima etapa são alguns dos focos deste ciclo, de modo que o aluno se torne mais organizado, autônomo e protagonista de sua vida escolar.
Nessa etapa, a escola oferece uma nova organização para o trabalho. Compreender essa nova rotina e dominar os procedimentos necessários para aprender os conteúdos é um desafio real e motivador. Aliadas às expectativas familiares, essas novidades escolares fazem com que os alunos se entusiasmem e tenham disponibilidade para aprender
 
NOSSO ESPAÇO
 
Cada ambiente - salas de aula, corredores, parquinho, sala multifuncional, sala de música e arte, sala de robótica, laboratório de ciências, cenáculo, quadra, pátio, é pensado para promover experiências  em diferentes linguagens e permitir a formação de crianças que  desenvolvam valores sólidos que refletirão na família e na sociedade.
 
PROPOSTA PEDAGÓGICA
 
A proposta pedagógica do Fundamental I  tem como foco o desenvolvimento da leitura e da escrita, habilidades essenciais para o aluno, ponto inicial para a ampliação do conhecimento em todas as áreas. 
Desde o 1º ano, dá-se o início do trabalho com a metodologia de estudo do colégio, que procura despertar no aluno dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a curiosidade e o prazer pelas descobertas, além de promover a aprendizagem das diferentes formas de sistematização das informações e dos temas trabalhados. Isso porque o conhecimento adquirido já nos primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para o desempenho dos alunos nas próximas fases da vida escolar.
 
NOSSOS TEÓRICOS
 
A metodologia e os fundamentos da nossa proposta tem como referência os princípios apresentados pelo MEC e a concepção de ensino e aprendizagem de pesquisadores como Célestin Freinet, Jean Piaget, Vigotsky, Walon, entre outros, que vê o aluno como construtor do seu conhecimento não apenas tendo acesso a informação, mas apropriando-se do saber, inserindo a alegria e o prazer no processo ensino aprendizagem.  A escola deve ser viva, ativa, dinâmica, aberta para o encontro com a vida, onde tenha a participação da família e da comunidade. A sala de aula como o local onde o aluno se revela, cria, inventa e exprime suas vivências, explorando a comunicação; expressão, afetividade, responsabilidade, sociabilidade, autonomia, criatividade, reflexão e senso cooperativo;
 
PARCERIA PROFESSOR X ALUNO
 
O foco no relacionamento e no trabalho individual com as crianças, aos poucos, faz com que os professores as conheçam e se aproximem afetivamente delas.  
Dessa maneira, em uma estreita relação entre docentes e alunos, cada criança é vista em sua individualidade, obtendo toda a orientação necessária para que consiga aprender os conteúdos da melhor maneira possível. As adaptações à nova rotina e o atendimento gradativo às demandas escolares também são o foco deste ciclo. O nosso objetivo é promover o crescimento e amadurecimento dos alunos. Ao longo do processo eles aprenderão a atuar de forma participativa, desenvolver autonomia e aprenderão a respeitar os limites e possibilidades do outro.
 
REFORÇO ESCOLAR
 
O reforço escolar tem por objetivo auxiliar os estudantes, otimizando a aprendizagem e favorecendo para que as dificuldades sejam sanadas, enriquecendo as experiências, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem. 
 
Preocupados com a boa formação dos nossos alunos, o Metodista oferece oportunidade de reforço gratuitamente para os alunos que apresentam defasagem na aprendizagem bimestralmente nas disciplinas de Português e Matemática. 
 
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
 
A Educação inclusiva é uma realidade, significando não mais ser possível vê-la como processo à parte do contexto político educacional brasileiro. Crianças não devem ser excluídas do sistema regular de ensino sob alegação de deficiência, mas terem acesso a uma educação inclusiva, em igualdade de condições com as demais pessoas, na comunidade em que vivem e terem garantidas as adaptações razoáveis de acordo com suas necessidades individuais.
 
O Metodista   empenha-se em ser espaço inclusivo em todos os seus segmentos, com percepção e olhar inclusivos, oferecendo aos nossos alunos  com necessidades especiais, um serviço de qualidade,como: identificação de possíveis patologias;  encaminhamentos clínicos;  adaptação dos conteúdos curriculares das diferentes áreas de conhecimento;flexibilização de metodologias de ensino e de avaliação, auxílio ledor e sobretudo acolhimento sob o ponto de vista humanitário e cristão.
 
PARCERIA FAMÍLIA X ESCOLA
 
A família e a escola formam uma equipe.  A parceria entre família e escola traz impactos positivos não só para a  formação do aluno, como também traz vida  à escola. Reuniões de pais e responsáveis, apresentações de projetos   e mostras pedagógicas, abertas à família, eventos na escola, como “Dia da Família”, “Dia das Mães”, “Dia dos Pais” e muitas outras ações resultantes da união de forças entre a família e a  escola tornam o espaço mais interessante e dinâmico.
 
O  Metodista acredita e  entende  que a parceria entre a família e a escola é de fundamental importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do aluno.
 
SEGURO ESCOLAR
 
A responsabilidade de uma escola não se limita à educação dos alunos, é preciso oferecer proteção e assistência. No Metodista temos um produto completo e diferenciado, que garante proteção aos alunos e a tranqüilidade dos pais, sem que sejam necessários custos adicionais em valores de mensalidades. 
 
 
 

Rua Marechal Deodoro n. 80 Centro, Petrópolis / RJ

contato@imep.org.br

(24) 2243-9188

  • Educação de excelência
  • @ 2016 Instituto Metodista de Petrópolis | Todos os direitos de imagem reservados.