O Ensino Fundamental II corresponde às turmas do 6º ao 9º ano . No Metodista, o trabalho no Ensino Fundamental II vem ao encontro das habilidades esperadas dos estudantes, expostos a um ambiente que exige leitura plural do mundo, que se caracteriza por rápidas mudanças nos campos científico, tecnológico e político.

Nessa etapa, o professor continua tendo um papel ímpar e decisivo nos resultados, conduzindo as aulas e instigando a aprendizagem, porém, o incentivo à busca por continuar a caminhada de aquisição de conhecimentos, por meios próprios ou fornecidos por ferramentas disponíveis, será constante e permitirá aos alunos ir além de forma mais autônoma.

O aluno do Fundamental II desenvolve suas estruturas cognitivas em nível muito elevado, tornando-se apto a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

NOSSO ESPAÇO

Cada ambiente - salas de aula, corredores,  sala de música e arte, sala de robótica,  laboratório de ciências, cenáculo, quadra, pátio, é pensado para promover experiências  em diferentes linguagens e permitir a formação de estudantes que  desenvolvam valores sólidos que refletirão na família e na sociedade.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do Fundamental II, tem como foco, envolver os estudantes em um ambiente pleno de aprendizagem e descobertas e foi concebida para desenvolver um aprendizado reflexivo e estimular nos alunos o interesse pela leitura, respeitando a especificidade das disciplinas,  propondo atividades, reflexões, conexões e aprofundamento dos conteúdos.

Os pilares pedagógicos da nossa proposta buscam a formação de indivíduos com capacidade de promover mudanças que levem à melhoria de suas condições de vida e daqueles que os cercam, pois acreditamos na escola como ambiente propício ao desenvolvimento de um jovem colaborativo e participativo em sua sociedade.

Leituras, filmes, debates, seminários, participação em Feiras Multidisciplinares são formas de prepará-lo para as questões que lhe dizem respeito, seja no âmbito familiar, comunitário ou político.

NOSSOS TEÓRICOS

A metodologia e os fundamentos da nossa proposta tem como referência os princípios apresentados pelo MEC e a concepção de ensino e aprendizagem de pesquisadores como Célestin Freinet, Jean Piaget, Vigotsky, Walon, entre outros, que vê o aluno como construtor do seu conhecimento não apenas tendo acesso a informação, mas apropriando-se do saber, inserindo a alegria e o prazer no processo ensino aprendizagem, tendo como princípio que
todo indivíduo é criativo e  para que a criatividade se desenvolva, é essencial um ambiente familiar e escolar positivos, abertos ao novo e à experimentação, em que o erro é considerado etapa do processo de aprendizagem.

NOSSOS PROJETOS

Com foco em tornar a aprendizagem significativa, paralelamente às atividades de sala de aula, O Metodista promove durante o ano letivo várias oportunidades de desenvolvimento das potencialidades dos alunos, como Feira de Profissões, Olimpíada, Passeios Pedagógicos, Saraus Literários, Feira de Ciências, Mostra de Artes, Festival de Talentos e participação em Seminários e Palestras. 

REFORÇO ESCOLAR

O reforço escolar tem por objetivo auxiliar os estudantes, otimizando a aprendizagem e favorecendo para que as dificuldades sejam sanadas, enriquecendo as experiências, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
Preocupados com a boa formação dos nossos alunos, o Metodista oferece oportunidade de reforço gratuitamente para os alunos que apresentam defasagem na aprendizagem bimestralmente nas disciplinas de Português e Matemática.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A Educação inclusiva é uma realidade, significando não mais ser possível vê-la como processo à parte do contexto político educacional brasileiro. Crianças não devem ser excluídas do sistema regular de ensino sob alegação de deficiência, mas terem acesso a uma educação inclusiva, em igualdade de condições com as demais pessoas, na comunidade em que vivem e terem garantidas as adaptações razoáveis de acordo com suas necessidades individuais.


O Metodista empenha-se em ser espaço inclusivo em todos os seus segmentos, com percepção e olhar inclusivos, oferecendo aos nossos alunos com necessidades especiais, um serviço de qualidade, como: identificação de possíveis patologias; encaminhamentos clínicos; adaptação dos conteúdos curriculares das diferentes áreas de conhecimento; flexibilização de metodologias de ensino e de avaliação, auxílio ledor e sobretudo acolhimento sob o ponto de vista humanitário e cristão.

PARCERIA FAMÍLIA X ESCOLA

A participação da família na escola é fundamental para o desenvolvimento do aluno, seja pessoal, social ou educacional. Quando os pais são participantes ativos no ambiente escolar e na rotina de seus filhos, esses se sentem apoiados e reconhecidos e ganham mais segurança, além de ficarem mais motivados para O  Metodista acredita e  entende  que a parceria entre a família e a escola é de fundamental importância, por isso, para esse segmento investe em atividades, como o “ Dia da Família”, “Escola Aberta” e tantas outras atividades que visam  a aproximação da família e da escola.

SEGURO ESCOLAR

A responsabilidade de uma escola não se limita à educação dos alunos, é preciso oferecer proteção e assistência. No Metodista temos um produto completo e diferenciado, que garante proteção aos alunos e a tranqüilidade dos pais, sem que sejam necessários custos adicionais em valores de mensalidades.




 

Rua Marechal Deodoro n. 80 Centro, Petrópolis / RJ

contato@imep.org.br

(24) 2243-9188

  • Educação de excelência
  • @ 2016 Instituto Metodista de Petrópolis | Todos os direitos de imagem reservados.